Bloqueio das comunicações contra Cuba fez 21 anos em outubro

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Do jornal Causa Operária

Em 23 de outubro a “lei Torricelli” fez 21 anos. Sancionada pelo presidente Bush (pai), essa lei impõe um bloqueio às comunicações de Cuba.

Obama reforçou esse bloqueio, a despeito de promessas no sentido contrário. Empresas cubanas não conseguem comprar equipamentos no país vizinho, tendo que comprá-los por preços mais caros, de longe.

O prejuízo até agora é estimado em US$ 44,2 milhões. Cuba também sofre restrições de acesso a sites como o sourceforge.com, de desenvolvimento de software livre, e ao servidor da Microsoft, necessário para ativar produtos da empresa pela internet.

Além das restrições, US$ 200 milhões de empresas cubanas de comunicações foram confiscados pelos EUA, que classificam o estado cubano como um patrocinador do terrorismo. E outro ataque dos EUA é a transmissão de sinais piratas com propagandas contra o governo cubano interferindo na transmissão dos canais de televisão.

Em 29 de outubro a ONU rechaçou o bloqueio contra Cuba pela vigésima vez, adotando uma resolução cubana “Necessidade de pôr fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos EUA contra Cuba”, com 188 votos contra dois (EUA e Israel).
Postado por AF Sturt Silva

Júri da Consciência

Eventos

Publicações

FacebookTwitterLinkedinRSS Feed

Apoiadores

Desenvolvido por Eagle - Tecnologia e Design