Declaração Final da XXI Brigada Sul Americana de Trabalho Voluntário

 

Caimito de Guayabal, 30 de Janeiro de 2014

No 55 aniversário da Revolução cubana, os 201 brigadistas da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai abraçam fraternalmente à todo o povo cubano e, junto à isso, manifestam o agradecimento ao Instituto Cubano de Amizade aos Povos (ICAP) por todo o empenho dedicado ao processo de integração de Nossa América, assim como com o mundo.

Inspirados no exemplo de Che, no trabalho voluntário, forjando a qualidade mais linda de um revolucionário, como ele nos ensinou, somados à Batalha de Ideias a que o companheiro Fidel nos convoca e pela necessidade de construir um mundo melhor, é que hoje estamos aqui.

No marco das atividades pelos 161 anos do nascimento de Jose Martí, e sendo Cuba a anfitriã da II Cúpula da CELAC, repudiamos o bloqueio econômico, cultural, científico, tecnológico e inumano que sofre o povo cubano produzido pelo imperialismo estadunidense. Exigimos o fim do mesmo, já!

Nutrindo-nos da sabedoria de Martí, nosso compromisso é o de levar a experiência da Revolução Socialista cubana à qualquer parte do mundo e gritar as verdades da Ilha frente às mentiras dos Meios de Comunicação que defendem os interesses do capital. ”Trincheiras de ideias valem mais que trincheiras de pedras” , como dizia o Apóstolo.

Estamos “unidos como a prata nas raízes dos Andes” para rechaçar a ocupação do território cubano da base naval estadunidense em Guantánamo, assim como a militarização de nossa Pátria Grande.

Rechaçamos à injusta prisão dos quatro heróis cubanos e unimos forças com René, já que consideramos que sua total liberdade só ocorrerá quando seus companheiros voltem às suas casas.

Nos comprometemos em lutar pela unidade dos povos latino-americanos e em fortalecer – em nossos países – as entidades de solidariedade com Cuba, rechaçando o terrorismo midiático, criando novos espaços de difusão e trabalhando na divulgação de uma massiva convocatória

ao III Encontro Mundial de Solidariedade com Cuba, que ocorrerá de 27 à 31 de outubro do presente ano.

Promoveremos encontros com Cuba à nível nacional – em nossos países – com o objetivo de intensificar a solidariedade e amizade que nos une.

Pelo sangue derramado por nossos heróis, por cada ensinamento libertador, por cada mão trabalhadora, por cada braço estendido, pela unidade Latino Americana, por nossa luta incansável, pela soberania e autodeterminação dos povos, juramos não claudicar, jamais, em nosso empenho.

Até a vitória, sempre!

Vida Fidel!

Viva Raul!

Viva Che!

Viva Chavéz!

Viva a Revolução Socialista!

Pátria ou Morte!

Venceremos!

Júri da Consciência

Eventos

Publicações

FacebookTwitterLinkedinRSS Feed

Apoiadores

Desenvolvido por Eagle - Tecnologia e Design