ENTIDADE GAÚCHA INTENSIFICA CAMPANHA PELA LIBERDADE DOS ANTITERRORISTAS CUBANOS GERARDO, RAMÓN E ANTONIO.

ACJM/RS, em 04/07/2014.

*Vânia Barbosa

Fotos:ACJM/RS

Durante os jogos do campeonato mundial realizados na Capital gaúcha, uma gigantesca bandeira cubana exposta no alto do Viaduto da Avenida Borges de Medeiros foi um forte referencial para chamar a atenção dos torcedores brasileiros e internacionais para a campanha realizada pela Associação Cultural José Martí do Rio Grande do Sul, pedindo a libertação dos cubanos Gerardo Hernández, Ramón Labañino e Antonio Guerrero, presos há quase 16 anos nos Estados Unidos, quando defendiam seu país dos ataques terroristas vindos de Miami. Uma grande parte dos torcedores apontava para a bandeira e gritava “Cuba, Cuba”, e parava para tirar fotos do maior símbolo da Ilha caribenha e receber o panfleto que ainda trazia denúncias sobre as irregularidades cometidas pelo governo, a justiça e a mídia estadunidense para condenar os antiterroristas.

A intensificação da campanha durante o mundial de futebol teve origem na proposta apresentada pelas delegações da Argentina e Brasil, e aprovada durante o IX Colóquio pela libertação dos Cinco e contra o Terrorismo, realizado em Holguín – Cuba, em novembro de 2013. No final do último mês de fevereiro, a ACJM/RS elaborou um projeto e compartilhou com as entidades de solidariedade no Brasil para que adaptassem a proposta aos seus estados e sugerissem novas alternativas de ações, em especial onde ocorressem os jogos.

No Rio Grande do Sul cerca de 20 mil panfletos já foram distribuídos durante os jogos em Porto Alegre, em locais de grande acesso aos torcedores, como o Mercado Público e o Largo Glênio Peres. Ainda, onde ocorrem as atividades de transmissão de jogos, culturais e de lazer, como o Anfiteatro Pôr do Sol, Acampamento Farroupilha, Usina do Gasômetro e Estações Mercado e Aeroporto do Trem Metropolitano, além do Centro Aberto de mídia, organizado pelo Governo do Estado e a Prefeitura da Capital, para cerca de 250 jornalistas/dia não cadastrados pela FIFA. As informações da campanha vêm sendo divulgadas em importantes veículos como Carta Capital, Sul21 e Brasil de Fato, e também em dezenas de sites e blogs em todo o país.

Outro recurso da campanha é a exposição de painéis nas Estações Mercado e Aeroporto do TRENSURB, locais de grande circulação de pessoas que vivem na Capital e Região Metropolitana. Outdoors também foram colocados em pontos estratégicos da cidade como o Bairro Cristal - caminho para a Zona Sul da cidade - e nas esquinas da Ipiranga, Érico Veríssimo e Assis Brasil, três das principais avenidas da Capital. Outros, na Br.290, na Free-Way, rota para municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral Norte do Estado.

A campanha vai além do término da Copa do Mundo, e desde o inicio do primeiro semestre de 2014 a Associação José Martí reforça os apoios de autoridades do Estado e busca parcerias para atividades conjuntas com entidades culturais, sindicais, estudantis e partidárias, inserindo nas pautas de discussão a luta pela libertação de Gerardo, Antonio e Ramón, e os permanentes ataques terroristas e midiáticos sofridos pelo governo e a população Cubana. 

Fotos ACJM/RS: Abaixo e sucessivamente, o Governador do RS, Tarso Genro e o Procurador - Geral do RS, Carlos Henrique Kaipper (d) , seguidos peloCoordenador do MST/Brasil, João Pedro Stedile e Paulo Neimeyer, arquiteto e neto de Oscar Neimeyer.

Entre outras iniciativas, no inicio de março militantes da ACJM/RS e a Organização Política A Marighella participaram com o Bloco carnavalesco "Obama Liberte os Cinco", do Carnaval Popular da Cidade Baixa, em Porto Alegre, com a presença de centenas de moradores da Capital.

                               

ACJM/RS:Bloco carnavalesco "Obama Liberte os Cinco"

Ainda no mês de março, a entidade enviou vídeos com o apoio de políticos e ativistas sociais gaúchos ao evento “Voces por los Cinco”, ocorrido em Londres nos dias 7 e 8 daquele mês, garantiu o voto dos seus militantes pela liberdade dos Cinco e apoiou o evento elaborando documentos de divulgação e outro em repúdio à negativa do Governo Britânico em conceder visto para René Gonzalez participar do encontro. O material foi amplamente divulgado nas mídias sociais e veículos de imprensa alternativa.

A Associação vem intensificando os contatos para a entrega de um pedido ao ex – presidente Lula para que se manifeste em sua coluna no New York Times sobre a prisão dos Cinco e peça à Barak Obama pela liberdade de Gerardo, Antonio e Ramón. Cópias da carta já foram encaminhadas através de Frei Betto, Valter Pomar, o Padre Antonio Cecchin, ex – preso político e idealizador do projeto das cooperativas dos catadores de lixo no Brasil -, Celso Marcondes, assessor do Instituto Cidadania, Vitor Buaiz, ex – Governador do Espírito Santo, o jornalista Ricardo Kotscho, o deputado estadual do PT, Adão Villaverde e o presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann. Recentemente a Associação encaminhou cópia da carta para o escritor e jornalista Fernando Morais e ao governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, que se comprometeram a fazer contato com Lula para que responda ao pedido da entidade.

Em apoio à II Jornada pelos Cinco, ocorrida em Washington, entre os dias 4 a 11 do último mês de junho, a Associação José Martí enviou, por intermédio de Fernando Morais, 7500 reais relativos à venda de 250 kits com sacola, camiseta e informativos sobre os Cinco, além de quatro encartes da Revista Brasil de Fato sobre o bloqueio a Cuba.

Em parceria com o Clube de Cultura de Porto Alegre e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, a José Martí realizou palestras, entre outras, em apoio ao Governo Bolivariano da Venezuela, ao Programa Mais Médicos e sobre os Direitos Humanos em Cuba, divulgando sempre o material sobre os Cinco e buscando o apoio do público para a campanha. Novas parcerias estão sendo buscadas nas universidades e junto às entidades representativas de estudantes, para a realização de palestras e projeção de vídeos sobre os ataques terroristas contra Cuba e a contribuição dos Cinco para a defesa do seu Pais.

Dois outros projetos estão sendo programados pela Associação José Martí: a produção de um vídeo/documentário sobre as atividades pelos Cinco e a inserção de legendas em espanhol no DVD “Júri da Consciência”, evento realizado durante a VII Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba, em 2012, com a presença de secretários de estado, professores e alunos universitários e representantes de partidos políticos e sociais, que simularam ao público um novo e justo julgamento aos antiterroristas. 

Jogo Alemanha x Argélia, o Presidente da José Martí, Ricardo Haesbaert, rompe o bloqueio da FIFA e divulga a campanha dos Cinco no Estádio Beira - Rio.

Neste semestre foram elaborados dois informativos (leia no link abaixo desta matéria) para divulgar o caso dos Cinco Heróis cubanos nas mídias sociais e servir de material de apoio às palestras e demais atividades da José Martí. Para facilitar a comunicação com os torcedores que vieram assistir aos jogos do Mundial em Porto Alegre, o panfleto distribuído foi escrito nos idiomas português, espanhol e inglês. O material está sendo novamente impresso para garantir a continuidade da divulgação da campanha à população da Capital e interior do Estado, bem como para enviar como contribuição aos comitês de outros países que solicitarem.

No próximo dia 26 de julho, a Associação Cultural José Martí realiza a festa para comemorar os 30 anos da sua fundação e os 61 anos do assalto ao Quartel Moncada. Para homenagear o herói da Independência de Cuba, a José Martí faz o lançamento no Estado do CD “José Martí em Canto”, que será dedicado aos Cinco Heróis Gerardo, Antonio, Ramón, René e Fernando. O projeto tem a participação de músicos gaúchos, de Cuba e do Uruguai, e como convidado especial o ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra.

Leia os informativos da ACJM/RS e veja as fotos da campanha nos links logo abaixo:

http://www.josemarti.org.br/ver-todos-publicacoes/4336-5-herois-cubanos-folheto-em-tres-idiomas

http://www.josemarti.org.br/ver-todos-publicacoes/4283-informativo-da-associacao-cultural-jose-marti-rs-2014

http://www.josemarti.org.br/fotos/4398-fotos-campanha-na-copa-do-mundo-pela-libertacao-de-gerardo-antonio-e-ramon

 

 

Júri da Consciência

Eventos

Publicações

FacebookTwitterLinkedinRSS Feed

Apoiadores

Desenvolvido por Eagle - Tecnologia e Design