Encontro em Porto Alegre debate solidariedade a Cuba

Porto Alegre, 9 de junho de 2013

Texto: Alexandre Haubrich, Jornalismo B

Fotos: Bruna Andrade, Jornalismo B

IMG_5756

 

Veja matéria completa com vídeos no link abaixo:

http://jornalismobnoticias.wordpress.com/2013/06/09/encontro-em-porto-alegre-debate-solidariedade-a-cuba/

 

Como preparação para a Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba e para ouvir a consulesa cubana Ivete Martinez, quase cem pessoas enfrentaram a neblina da manhã de sábado em Porto Alegre e estiveram na Convenção Estadual, no AFOCEFE-Sindicato. Na mesa, acompanhando a consulesa, estiveram ainda o ex-governador Olívio Dutra (PT), o economista e assessor do deputado Raul Pont (PT), Ubiratan de Souza, a diretora do Núcleo de Economia Solidária, Nelsa Nespolo, e a vereadora Jussara Cony (PCdoB). A mesa foi conduzida pelo presidente da Associação Cultural José Martí do Rio Grande do Sul (ACJM-RS), organizadora do encontro, Ricardo Haesbaert.

Jussara foi a primeira a falar, e destacou a importância das lutas anti-imperialistas, ressaltando o papel de Lula e Dilma. “Cuba é um farol”, afirmou.

Nelsa falou em seguida, e, como representante também do governo do Estado, falou sobre as crescentes parcerias entre os governos gaúcho e cubano, ressaltando a experiência mais recente, com a vinda de dez agricultores cubanos para trocas de experiências em economia solidária.

O ex-governador Olívio Dutra foi o participante mais celebrado e aplaudido durante toda a Convenção. Olívio lembrou histórias das duas vezes em que esteve em Cuba, a primeira delas ainda como líder sindical, falando sobre problemas e soluções com que se deparou na ilha. Sobre a luta pela construção de solidariedade a Cuba, opinou: “Se o povo brasileiro tivesse mais informações estaria reforçada esta luta”.

A consulesa de Cuba Ivete Martinez fez uma exposição didática, repassando alguns dos temas mais importantes para entender a sociedade cubana atual. Falou sobre o bloqueio econômico, as atualizações na economia do país e a importância da solidariedade internacional, não deixando de lembrar o grande herói nacional, José Martí. Ivete ainda teve uma segunda fala, ao final do encontro, na qual lembrou os Cinco Heróis cubanos, antiterroristas presos nos Estados Unidos, e lamentou a pouca informação que circula sobre o assunto.

Ubiratan de Souza foi o último a falar, e fez um relato sobre sua última ida a Cuba, da qual acaba de voltar. Apresentou a visão que teve a respeito das atualizações do modelo econômico. Segundo a análise de Ubiratan, “Cuba pulou uma etapa, foi direto do capitalismo para o comunismo”, e isso gerou dificuldades posteriores: “O que está sendo feito é uma atualização do socialismo”, disse.

Já no início da tarde, após diversas manifestações da plateia, o presidente da ACJM fez a leitura da carta final do encontro, antes de a jornalista Vânia Mattos apresentar o novo site da Associação.

A Convenção foi encerrada com uma apresentação cultural, a cargo do músico Ciro Ferreira, que cantou músicas próprias e de outros compositores históricos da música folclórica latino-americana.

Ciro despediu-se dos presentes ao som das palavras de Silvio Rodríguez:

He estado al alcance de todos los bolsillos,

Porque no cuesta nada mirarse para dentro.

He estado al alcance de todas las manos

Que han querido tocar mi mano amigamente.

Júri da Consciência

Eventos

Publicações

FacebookTwitterLinkedinRSS Feed

Apoiadores

Desenvolvido por Eagle - Tecnologia e Design