Musical José Martí em Canto reúne músicos gaúchos, de Cuba e do Uruguai para homenagear o mais universal dos cubanos.

Em, 17/05/2015 – ACJM/RS

Com entrada gratuita, o Musical terá a participação especial do ex – governador do estado, Olívio Dutra.

Vânia Barbosa

No próximo dia 29 de maio (sexta-feira), às 20h, a Associação Cultural José Marti/RS promove, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, o Musical “José Martí em Canto”, com a participação de músicos gaúchos, de Cuba e Uruguai, que terá, ainda, como convidado especial, o ex – governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra.

Participam desta edição os músicos Leonardo Ribeiro, Pablo Lanzoni, Mário Falcão, Giovani Berti, Cláudio Sander, Ricardo Arenhaldt, New, Everson Vargas e a cantora e atriz Marisa Rotemberg (Brasil). Maurício Figueiral (Cuba) e Sebastián Jantos (Uruguai).

O projeto teve sua primeira apresentação em 26 de julho de 2014 - quando a Associação gaúcha comemorou 30 anos de sua fundação - e o lançamento de um CD contendo 14 poemas de Martí, oito musicalizados e interpretados pelos brasileiros Leonardo Ribeiro, Pablo Lanzoni e Mário Falcão, e dois poemas gravados por Olivio Dutra e que teve fundo musical composto por Leonardo Ribeiro. Mário Falcão também musicalizou um poema para ser interpretado pela cantora Ana Lonardi. Participam, ainda, Giovani Berti (percussão), Cláudio Sander (saxofone), Ricardo Arenhaldt (bateria), Luiz Mauro Filho e New (teclado) e Everson Vargas (contrabaixo).

Com produção musical de Leonardo Ribeiro, foram musicalizados 14 poemas do mais universal dos cubanos e herói da independência de Cuba contra o domínio espanhol, José Martí. Da vasta obra de José Martí foram seleccionados os poemas “Tiene el alma del poeta”; “Cuba nos une”; “Baile agitado”; “Cultivo una rosa blanca”; “Por tus ojos encendidos”; “Banquete de tiranos”; “Tonos de orquesta”; “Yo vengo de todas partes”; “A Emma”; “Aquí está el pecho, mujer”; “Yo puedo hacer”; “Noche de mayo”; “El rayo surca” e “Fragmento”.

O cubano Mauricio Figueiral tem dois poemas musicalizados e gravados em Havana, acompanhado por Miguel Valdés (baixo), Ian González (cajón e bongô) e Lorenzo Mendoza (trompete). Em Montevidéo, o uruguaio Sebastián Jantos musicalizou e gravou outros dois poemas, acompanhado de José Martínez (bateria, udu e tambor okonkolò), Diego Janssen (guitarras elétricas e coro), Andrés Bedó (teclados),Rodrigo Calzada (baixo), Andrés Pigatto (contrabaixo), Magdalena Fuentes (violoncelo) e Yoryi Mala Bitza (rap e vozes).

Apóiam o projeto as seguintes entidades gaúchas: SINDIPOLO; SERGS SINDBANCÁRIOS; STIMEPA; FTM; AFOCEFE; UGEIRM; FETEESUL; SINTEC; SINFEEAL; SINDIPORG; SINDIÁGUA/RS; SINDIPETRO/RS; SEMAPI/RS; SINTRAJUF; SINDJUS; CPERS.

Musical José Martí em Canto em Havana

Entre os últimos dias 22 a 27 de janeiro, o projeto José Martí em Canto participou de uma jornada cultural em Havana, a convite do Centro Nacional de Música Popular, do Ministério da Cultura de Cuba, durante as festividades dos 162 anos do natalício do apóstolo da independência de Cuba, José Martí.

Um encontro entre músicos de Cuba, Brasil e Uruguai contribuiu para fortalecer a solidariedade e a integração entre os três países, tendo na cultura uma condição fundamental para este processo. Pelo Brasil participaram da Jornada José Marti em Canto os músicos Leonardo Ribeiro, Pablo Lanzoni, Mário Falcão, Cláudio Sander e Everson Vargas (contrabaixo); o uruguaio Sebastián Jantos e por Cuba Vicente Feliú – criador do Movimento Canto de Todos -, Maurício Figueiral, Adrián Berazaín, Francisco Cabada (bateria), Carlos Gaitán (piano) e Diana Gutiérrez (violino).

Na Ilha Caribenha o Musical José Martí em Canto teve apresentações no Acampamento Internacional “Julio Antonio Mella” - CIJAM, órgão do Instituto Cubano de Amizade com os Povos – ICAP; na Rede de Universidades de Solidariedade com os Cinco, CUJAE, e na Casa da Alba Cultural, instituição de integração sócio - cultural entre países da América - Latina e Caribe e outras nações.
,

Júri da Consciência

Eventos

Publicações

FacebookTwitterLinkedinRSS Feed

Apoiadores

Desenvolvido por Eagle - Tecnologia e Design