Associação Cultural José Martí

12 de fevereiro de 2014, via Blog Rômulo Vargas (Por Rômulo Vargas)

Na noite de ontem (11/02), tive a grande alegria de participar de uma das reuniões da Associação Cultural José Martí, no centro de Porto Alegre. A convite do grande amigo, Ricardo Haesbaert, presidente da Associação, pude interagir e principalmente ouvir os relatos dos brigadistas que voltaram a poucos dia de Cuba.

Não existem palavras que possam descrever, em detalhes, a alegria e emoção transmitidas por aqueles que voltaram da ilha e, como se identificaram com o entusiasmo, felicidade e acolhimento do povo cubano. A descrição dos dias que passaram nas diversas cidades cubanas, de como eram recebidos, como se dava o dia-a-dia e a realidade das comunidades me encheram os olhos d’água, e, sem dúvidas, despertaram também em mim a vontade de conhecer a Ilha Socialista.

Apesar das constantes críticas, principalmente por parte de uma mídia conservadora e fascista, segundos os relatos dos camaradas que voltaram de Cuba, estar lá dá uma tranquilidade por sentir-se verdadeiramente cidadão, e cidadão respeitado. Com direitos e garantias como educação e cultura gratuitas, além do atendimento, sem custos, na saúde por especialistas bem qualificados. Os relato ainda evidenciam uma Cuba socialista bem arquitetada e pronta para suportar os bloqueios e adversidades impostas pelo sistema capitalista.

Porém também notará, o viajante que desejar conhecer a Ilha, o calor do povo cubano, a receptividade das crianças que declamam poemas nas praças, e lhe perguntam de onde vem para poder apontar no globo a terra natal do visitante, os táxis-bicicletas que se veem por todo lado, além da emoção de cada sorriso na rua, quando lhe desejam buenos dias.

Fica aqui meu profundo agradecimento ao Ricardo, a toda ACJM, por me proporcionarem momentos únicos de muita emoção, alegria e desejo de solidariedade. Que eu possa participar muitas vezes mais junto de vocês das reuniões, e quem sabe num futuro próximo acompanha-los em uma viagem a Ilha.

Segue o site da Associação Cultural José Martí: www.josemarti.com.br

Júri da Consciência

Eventos

Publicações

FacebookTwitterLinkedinRSS Feed

Apoiadores

Desenvolvido por Eagle - Tecnologia e Design