Continua neste domingo Exercício Meteoro 2014

Havana, 18 mai de 2014 (Prensa Latina)

O Exercício Meteoro 2014 desenvolve hoje sua jornada final, para testar as ações implementadas para fortalecer a capacidade de Cuba no confronto de furacões, terremotos de grande intensidade e eventos de desastres de origem sanitária.

Para tal propósito, desenvolvem-se atividades de preparação das pessoas residentes em comunidades de alto risco, sobre os procedimentos para sua proteção e a de seus bens em diferentes situações, de acordo com os estudos de riscos realizados.

Estes exercícios têm o objetivo de reduzir as vulnerabilidades da comunidade, priorizando a higienize, a luta antivetorial e a eliminação de problemas sanitários, bem como a reforma de moradias afetadas pelos furacões.

Cada comunidade, sobretudo as de maior risco, realiza podas de árvores, limpeza e desobstrução da rede pluvial, desagues e drenagens naturais, e desenvolve outras atividades utilizando os recursos disponíveis em cada território.

Meteoro 2014 começou neste sábado com a definição das atividades a serem realizadas e verificação dos meios técnicos e das comunicações, incluída a rede de emergência do sistema de rádio e outros meios alternativos.

No Centro de Direção do Conselho de Defesa Nacional para Casos de Desastres, especialistas explicaram a situação sanitária, ambiental e higiênica-epidemiológica do país, bem como o estado dos reservatórios, entre outros assuntos.

Essas ações foram avaliadas também nos cargos de direção do Conselho de Defesa Provincial de Havana e do município do Centro Havana, um dos mais populosos da capital.

No encontro foi enfatizada a necessidade do envolvimento de todos os organismos e instituições do Estado e da população nas atividades de limpeza e na necessidade de se permanecer alerta para evitar epidemias de doenças de diarréias agudas e das transmitidas por vetores.

Júri da Consciência

Eventos

Publicações

FacebookTwitterLinkedinRSS Feed

Apoiadores

Desenvolvido por Eagle - Tecnologia e Design