Festa de 30 anos da Associação Cultural José Martí/RS terá lançamento do CD José Martí em Canto

ACJM/RS, em 16/07/2014

Para homenagear o mais universal dos cubanos, compositores e intérpretes do RS, Cuba e Uruguai se uniram à entidade gaúcha para musicalizar e interpretar os poemas de Martí .O projeto é dedicada aos Cinco cubanos Gerardo Hernández Nordelo, Fernando González Llort, Ramón Labañino Salazar, Antonio Guerrero Rodríguez e René González Schwerert, presos injustamente há quase 16 anos nos Estados Unidos, quando estavam naquele país para evitar novose fatais ataques terroristas contra a Ilha Caribenha.

Vânia Barbosa

Em 26 de julho, quando comemora 30 anos de sua fundação, a Associação Cultural José Martí/RS promove o lançamento, em Porto Alegre, do CD José Martí em Canto, com a participação de músicos gaúchos, de Cuba e do Uruguai que musicalizaram e interpretam os poemas do grande escritor e libertário cubano, morto em 1895, na última guerra pela independência de Cuba contra o domínio espanhol.

O CD contará com 14 poemas de José Martí, dois declamados pelo ex-governador do Rio Grande do Sul, Olivio Dutra. Oito poesias foram musicalizadas e interpretadas pelos músicos gaúchos Leonardo Ribeiro, Pablo Lanzoni e Mário Falcão, que musicalizou para a interpretação da cantora Ana Lonardi. Do estado participam, ainda, Giovani Berti (percussão), Cláudio Sander (saxofone soprano e flauta), Ricardo Arenhaldt (bateria), Luiz Mauro Filho (teclado) e Everson Vargas (baixo).

Dois poemas foram musicalizados e gravados em Cuba pelo cantautor cubano Maurício Figueiral, acompanhado dos instrumentistas Miguel Valdés (baixo), Ian González (cajón e bongô), Lorenzo Mendoza (trompete).

Outros dois foram musicalizados e gravados em Montevidéu pelo cantor e compositor uruguaio Sebastián Jantos, que gravou acompanhado do músico José Martínez (bateria, udu e tambor okonkolò), Diego Janssen (guitarras elétricas e coro), Andrés Bedó (teclados),Rodrigo Calzada (baixo), Andrés Pigatto (contrabaixo), Magdalena Fuentes (violoncelo) e Yoryi Mala Bitza (rap e vozes).

Promovido pela Associação Cultural José Martí/RS e com direção musical de Leonardo Ribeiro, o projeto José Martí em Canto visa a homenagear o grande pensador de Cuba e de toda a Pátria Grande. O Projeto é dedicado aos Cinco cubanos Gerardo Hernández Nordelo, Fernando González Llort, Ramón Labañino Salazar, Antonio Guerrero Rodríguez e René González Schwerert, presos injustamente há quase 16 anos nos Estados Unidos, quando estavam naquele país para monitorar e evitar novos ataques terroristas contra Cuba vindos do Sul da Flórida.

Segundo o presidente da entidade gaúcha, Ricardo Haesbaert, além de viabilizar a homenagem ao político e poeta cubano, o projeto proporcionou, ainda, um solidário encontro entre a poesia de Martí e a música e o canto dos nossos participantes, que também contribuíram para destacar o pensamento ético e humanista de José Martí, e quem sabe deixar parte deste pensamento para esta e as novas gerações.

O show e o lançamento do CD ocorrem durante um jantar no Clube Caixeiros Viajantes e que já se encontra com os ingressos esgotados. Dois novos lançamentos do CD José Martí em Canto estão previstos: no mês de outubro, em Porto Alegre, e em janeiro de 2015 , em Havana, durante as homenagens aos 162 anos de nascimento do grande poeta e herói cubano.

Apóiam o projeto as seguintes entidades gaúchas: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas de Triunfo/RS – SINDIPOLO; Sindicato dos Enfermeiros do RS – SERGS; Sindicato dos Bancários de Porto Alegre – SINDBANCÁRIOS; Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Porto Alegre – STIMEPA; Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul – FTM; Sindicato dos Técnicos do Tesouro do Estado – AFOCEFE; Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Policia do Rio Grande do Sul - UGEIRM; Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado do Rio Grande do Sul - FETEESUL; Sindicato dos Técnicos Industriais - SINTEC; Sindicato dos Funcionários Efetivos e Estáveis da Assembleia Legislativa do RS – SINFEEAL; Sindicato dos Portuários de Rio Grande - SINDIPORG; Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado do Rio Grande do Sul = SINDIÁGUA/RS; Sindicato dos Petroleiros do RS – SINDIPETRO/RS e Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Fundações Estaduais do RS - SEMAPI/RS.

O QUE: SHOW E LANÇAMENTO DO CD JOSÉ MARTÍ EM CANTO, E JANTAR COMEMORATIVO AOS 30 ANOS DE CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL JOSÉ MARTÍ

ONDE – CLUBE DOS CAIXEIROS VIAJANTES

DATA – 26 DE JULHO, ÀS 20H30

INGRESSOS: ESGOTADOS

CONTATOS (51) 99156431 (Vânia) e 96612191(Ricardo)

Da esq. p/dir: Os compositores e intérpretes Mário Falcão e Leonardo Ribeiro, e os instrumentistas Ricardo Arenhaldt Luiz Mauro Filho e Everson Vargas

Esq: cantautor cubano Maurício Figueiral, acompanhado dos instrumentistas Miguel Valdés, Ian González e Lorenzo Mendoza

Em pé da esq. p/dir: O  instrumentista Everson Vargas e os  compositores e intérpretes Mário Falcão e Pablo Lanzoni

Da esq. p/dir:O compositor e intérprete  Leonardo Ribeiro, e os instrumentistas Giovani Berti,Luiz Mauro Filho e Cláudio Sander

Ex-governador do Rio Grande do Sul Olivio Dutra

 

Cantora Ana Lonardi

Compositor e intérprete uruguaio Sebastián Jantos. Abaixo parte do grupo uruguaio que gravou com Sebástián,composto pelos Instrumentistas José Martínez, Diego Janssen, Andrés Bedó,Rodrigo Calzada, Andrés Pigatto , Magdalena Fuentes e Yoryi Mala Bitza (rap e vozes).

 

Júri da Consciência

Eventos

Publicações

FacebookTwitterLinkedinRSS Feed

Apoiadores

Desenvolvido por Eagle - Tecnologia e Design