Fórum Permanente do Hip Hop Gaúcho apóia Campanha pela Libertação de antiterroristas cubanos presos nos EE. UU.

ACJM/RS, em 16 de agosto de 2014

Por Vânia Barbosa

 

Na noite da última sexta-feira (15), dirigentes da Associação Cultural José Martí/RS participaram da reunião do Fórum Permanente do Hip Hop Gaúcho, na Assembleia Legislativa do Estado, para solicitar o apoio do Movimento à campanha dos Cinco antiterroristas cubanos Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero, René González e Fernando González, presos e condenados há quase 16 anos nos Estados Unidos, quando estavam naquele país para evitar novos e fatais ataques terroristas contra a Ilha caribenha.

O Fórum Permanente do Hip Hop Gaúcho é a instância máxima do Movimento no Rio Grande do Sul, e seus participantes não hesitaram em apoiar o pedido da Associação Cultural José Martí, se comprometendo, inclusive, a enviar um manifesto de apoio assinado por todos os participantes para ser divulgado durante o X Colóquio Internacional pela Liberdade dos Cinco e Contra o terrorismo, que ocorre em Havana/Cuba, entre os dias 11 e 12 de setembro de 2014.

Lideranças da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop - FNMH2 SUL se propõem a gravar e enviar um vídeo com mensagens de apoio às mulheres familiares dos Cinco, uma delas, Adriana Perez, que além de lutar pela liberdade do marido Gerardo Hernández e seus companheiros, enfrenta outra batalha para garantir o visto de entrada negado pelos Estados Unidos, para visitar o marido Gerardo Hernández na prisão.

Pelo Fórum participaram do Encontro e apoiaram, por unanimidade, a Causa dos Cinco antiterroristas Cubanos, os seguintes grupos e movimentos: ALVO CULTURAL; NAÇÃO HIP HOP BRASIL; ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE OFICINEIROS; COMISSÃO DE EDUCADORES DO HIP HOP DA RESTINGA; MILITANTES DA SUL; ASSOCIAÇÃO QUATRO ELEMENTOS; EMBOLAMENTO 470; INSTITUTO NAUMILD; FRENTE NACIONAL DE MULHERES DO HIP HOP - FNMH2 SUL; ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE HIP HOP; COORAP – SANTA MARIA E ASSOCIAÇÃO DE HIP HOP DE ESTEIO.

Dos Cinco cubanos, René e Fernando já estão em liberdade em Cuba, após cumprir longas e injustas penas e sem receber nenhum indulto da justiça e do governo estadunidenses. Os dirigentes da José Martí ressaltaram aos representantes do Fórum que a campanha pelos Cinco é apoiada por centenas de ativistas e entidades de solidariedade em todo o mundo, empenhadas em denunciar a farsa do julgamento que os levou à prisão. Ainda, milhares de vozes, entre elas de 10 Prêmios Nobel e chefes de governo e de estado condenam a mentira que garantiu as espantosas condenações, e pedem ao presidente Barack Obama que faça justiça e liberte Gerardo Hernandéz, Antonio Guerreiro e Ramón Labañino, ainda mantidos em prisões de alta segurança dos estados Unidos e condenados a duras penas que chegam a duas prisões perpétuas e mais 15 anos, como é o caso de Gerardo.

A parceria entre o Fórum e a ACJM/RS deverá avançar em sua pauta para atuar em políticas integradas e visando a fortalecer a solidariedade internacional e a identidade cultural entre os povos da América Latina e Caribe.

CLIQUE AQUI PARA LER O INFORMATIVO  SOBRE O CASO DOS CINCO:  http://www.josemarti.org.br/ver-todos-publicacoes/4283-informativo-da-associacao-cultural-jose- marti-rs-2014

 

 

 

 

 

Júri da Consciência

Eventos

Publicações

FacebookTwitterLinkedinRSS Feed

Apoiadores

Desenvolvido por Eagle - Tecnologia e Design