Movimento de solidariedade com Cuba do RS recebe herói da luta contra o terrorismo

ACJM/RS, em 14 de junho de 2015

Vânia Barbosa

Gerardo Hernández Nordelo, um dos Cinco heróis cubanos na luta contra o terrorismo, esteve em Porto Alegre entre os dias 10 a 12 de junho, para um encontro com os membros da Associação Cultural José Marti/RS e demais ativistas e entidades que apoiaram a longa campanha internacional pela sua liberdade e a de Ramón Labañino, Antonio Guerrero, Fernando González e René González, presos nos Estados Unidos em setembro de 1988, quando monitoravam novos e fatais ataques de grupos terroristas contra Cuba, desde o Sul da Flórida.

Nos três dias em que permaneceu no estado, Gerardo Nordelo participou de várias atividades acompanhado da Embaixadora de Cuba no Brasil, Marielena Ruiz Capote, da Cônsul Geral, Nélida  Hernández Carmona, da Cônsul Ivette Martinez e do Cônsul Ernesto Pérez Osorio, além do presidente da Associação Cultural José Martí/RS, Ricardo Haesbaert e demais membros da diretoria da entidade gaúcha de solidariedade.  

Na tarde do dia 10 de junho Hernández foi recebido no gabinete da Presidência da Assembleia do Estado onde foi homenageado com a 54ª Medalha da Legislatura, uma iniciativa do deputado e líder da bancada do Partido dos Trabalhadores, Luiz Fernando Mainardi, e das bancadas do PC do B e PTB. A outorga contou, ainda, com as presenças dos deputados petistas Mirian Marroni, Jeferson Fernandes, Edegar Pretto, Tarcísio Zimmermann e Valdeci Oliveira. Da deputada Manuela D’avila (PCdoB) e o deputado Ronaldo Santini (PTB).

Mainardi ressaltou o gesto simbólico da iniciativa como um exemplo para a política mundial de paz, considerando que Gerardo Hernández Nordelo é  um herói "pois ousou lutar contra os danos do terrorismo”.

Maiores informações:

http://www.ptsul.com.br/?doc&mostra&46259  e

http://www2.al.rs.gov.br/noticias/ExibeNoticia/tabid/5374/IdMateria/299062/language/pt-BR/Default.aspx

À noite e com a presença de dezenas de militantes políticos e sociais, deputados, músicos, médicos cubanos que atuam na capital, vereadores e líderes sindicais, o capitão dos Cinco participou de um ato de solidariedade no auditório da Casa dos Bancários, no Centro Histórico de Porto Alegre. Foi apresentado um vídeo com as principais atividades realizadas pela ACJM/RS durante os 16 anos de campanha pela libertação dos Cinco. O músico White Jay, da Nação Hip Hop Brasil/RS, cantou o Rap Liberte Já Obama!, composto especialmente para a campanha  no RS.

Gerardo foi homenageado pelos Sem Terrinha com uma cesta de produtos agrícolas do MST, e pelos médicos cubanos com uma poesia e um quadro retratando a sua história de amor com a esposa Adriana Pérez. Da Associação Cultural José Martí/RS Hernández recebeu uma placa simbolizando a maior homenagem da solidariedade gaúcha enaltecendo a sua coragem em combater o terrorismo para defender seu país.A  homenagem também reverencia a história dos heróis através da poesia Payada das Missões, de Jayme Caetano Braun.

O presidente da Associação, Ricardo Haesbaert, afirmou que na luta pela libertação dos Cinco a entidade sempre destacou as violações ocorridas contra o povo e o território cubanos, e as tentativas permanentes do imperialismo em desestabilizar os avanços da vitoriosa revolução socialista. “Os Cinco significam para nós e para os demais movimentos de solidariedade do mundo a referência de resistência e dignidade do povo cubano na defesa da sua soberania e autodeterminação, e foi isso que o imperialismo tentou destruir sem sucesso”, conclui Haesbaert emocionado.

A Embaixadora de Cuba no Brasil, Marielena Ruiz Capote, ressaltou que a liberdade dos Cinco foi uma vitória de Cuba e da solidariedade internacional, solidariedade que permanece no Brasil quando atualmente a Ilha Caribenha “enfrenta novos desafios, quando a luta continua”.

Ao final do ato Gerardo Nordelo enfatizou a importância da solidariedade internacional para a libertação dos Cinco, e agradeceu o trabalho persistente do movimento do Rio Grande do Sul, demonstrando que conhecia desde a prisão as ações realizadas no estado. Ao concluir, disse que se pronunciava em nome dos seus quatro irmãos – Antonio, René, Ramón e Fernando -, de sua família e do povo cubano, “e que a emoção que os Cinco sentem ao estar livres se iguala a emoção de cada um dos que tiveram esperança, dos que sabiam que estavam do lado correto e dos que lutaram incansavelmente pela liberdade dos Cinco”.

Veja vídeo:

https://www.facebook.com/vania.mattosbarbosa/videos/vb.100003076720447/775061092606441/?type=2&theater

Ainda, na Casa dos Bancários, o herói participou de um jantar com mais de 200 pessoas, e encerrou o evento cantando entusiasmado Guantanamera, acompanhado dos músicos Leonardo Ribeiro, Mário Falcão e Pablo Lanzoni.

Veja vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=xySAD2l0t4M

Entre outras atividades, na quinta – feira (11), Gerardo Hernández realizou visita guiada pelo Centro Histórico e orla de Porto Alegre, e a tarde foi recebido por diretores do Instituto Olga Benário, no Memorial Luiz Carlos Prestes, onde concedeu entrevista ao editor do Jornal Sul21 e Agência Carta Maior, Marco Wessheimer.

Veja a entrevista no link: http://www.sul21.com.br/jornal/lider-dos-cinco-cubanos-fala-sobre-os-16-anos-de-prisao-nos-eua/

No final da tarde foi recepcionado no Café Cartum, na Cidade Baixa, pelos cartunistas Edgar Vasques; Celso Augusto Schröder; Moacir Knorr (MOA); Rafael Correa; Paulo Vilanova;Carla Pilla; Vicente Marques; Fabio Zimbres; Neltair Abreu (Santiago);Augusto Bier; Guilherme Moojen (cartunista e dono do Bar e Café Cartum) e Leandro Bierhals Hals, presidente da GRAFAR (Associação de Cartunistas).

Gerardo que também é cartunista e tem publicações em vários jornais cubanos participou de uma conversa descontraída com os colegas. Abordaram desenhos, quadrinhos, personagens, arte, trabalho e ainda conheceram um pouco a história vivida por Gerardo nos Estados Unidos, vislumbrando, também, a possibilidade de outro encontro entre os novos amigos.

O herói que desenha o caminho de um mundo possível deixou o Brasil na manhã do dia 12 de junho, e  a certeza de que a solidariedade estará unida em  outras lutas. O herói veio trazer um abraço e sabe que deste abraço nasceu um novo desafio para integrados seguir adiante defendendo o justo e combatendo todo o tipo de violação e hipocrisia, onde quer que ocorram.

Veja o vídeo da despedida de Gerardo:  

https://www.youtube.com/watch?v=Menk0OmWK9s&feature=youtu.be

 

Júri da Consciência

Eventos

Publicações

FacebookTwitterLinkedinRSS Feed

Apoiadores

Desenvolvido por Eagle - Tecnologia e Design